QUIROPRAXIA – OSTEOPATIA – MAITLAND : Métodos especializados no tratamento da coluna vertebral. Que através de ajustes manuais, devolvem a mobilidade das articulações, eliminando a causa dos problemas de coluna.
O Fisioterapeuta Quiropraxista é um profissional que utiliza os recursos quiropráticos na avaliação, no diagnóstico cinesiológico-funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas.
A quiropraxia atua procurando justamente liberar o fluxo de informações neurológicas através de manipulações e de mobilizações articulares.
O objetivo principal é manter e promover o equilíbrio entre a estrutura do sistema músculo – esquelético e a função, coordenada principalmente pelo sistema nervoso, isso tudo por meio de ajustes e/ou manipulações, principalmente da coluna vertebral.
Diversas outras técnicas e/ou recursos fisioterapêuticos podem ser agregados à Fisioterapia Quiropráxica, potencializando ainda mais os resultados. Isso faz do Fisioterapeuta um profissional altamente qualificado para tratar as mais diversas afecções neuro-músculo-esquelético.
Agende sua Consulta por WhatsApp
O conceito da quiropraxia é fundamentado na embriologia diferenciada que esquematicamente informa que, após a fecundação e principalmente a partir do estágio de mórula, um grupo de células se diferenciam e passam a comandar as demais; este grupo “tronco” dará origem ao sistema nervoso que comandará a formação dos demais tecidos e órgãos.
Assim, também esquematicamente, é o sistema nervoso que controla todas as funções do organismo. A quiropraxia atua procurando justamente liberar o fluxo de informações neurológicas através de manipulações e de mobilizações articulares.
A ênfase na articulação é porque, a probabilidade de uma interferência no fluxo de informações neurológicas é muito maior na articulação do que em outra região, porque é nela que ocorre um aumento na dimensão dos tecidos ósseos, a presença de outros tecidos duros (ligamentos e tendões) além do próprio movimento.
Em consequência, a possibilidade de se ter uma irritação ou compressão produzindo um pinçamento nervoso é maior na articulação.
A recuperação da normalidade dinâmica é portanto o objetivo maior da quiropraxia como técnica.
Como consequência deve-se esperar uma remição de todos os componentes envolvidos no “complexo de subluxação”: cinesiopatologicos, miopatológicos, bioquímicos, histológicos e finalmente os neuropatofisiologicos. Embora seja benéfica para o corpo como um todo, costuma ser indicada, entre outros, para alterações do sistema neuro-músculos-esqueléticos, particularmente para quem apresenta distúrbios posturais, lombalgia, cervicalgia, artrite, artrose e doenças ocupacionais.
É também muito indicada na área esportiva, na recuperação de atletas. Para acelerar seus resultados, os fisioterapeutas podem associar técnicas de conscientização corporal e em determinados casos, recursos da eletroterapia para que se promova o bem-estar e uma qualidade de vida melhor para o paciente atendido.
Quais os benefícios da Quiropraxia ?
Dez benefícios da fisioterapia quiropráxica:
- Corrige as subluxações (desalinhamentos das vértebras e articulações);
- Alivia ou elimina as dores;
- Melhora a amplitude de movimento articular;
- Trata a causa do problema e não apenas os sintomas;
- Melhora a qualidade de vida;
- Promove a manutenção do bem-estar geral;
- Melhora a qualidade do sono;
- Reduz o uso de medicamentos;
- Favorece o pleno funcionamento do organismo (Sistema nervoso).